Volte ao spin

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As Bacantes de Eurípedes

As Bacantes de Eurípides


reprodução
Eurípides
(485-406 a.C.)
Concebida há mais de 2.400 anos, As Bacantes, peça de Eurípides provavelmente estreada na Macedônia em 405 a.C., pretende ser o relato dos primeiros passos do culto ao deus Dionísio. Tratava-se de uma divindade estrangeira que chegara à Grécia, mais precisamente às cercanias da cidade de Tebas, exigindo das suas autoridades que lhe prestassem as devidas homenagens e libações as quais ele, Dionísio, deus do vinho e da vindima, se achava no direito. O conflito daí resultante, entre a deidade adventícia que pretende ser celebrada numa terra nova e a casa reinante que a considera uma força subversiva aos costumes, é âmago dessa tragédia.



Dionísio em Tebas


reprodução (escultura de Zadkine)
Mênades
Após ter saído da Lídia, local de onde se originou, Dionísio peregrinou por boa parte da Ásia Menor, até na Pérsia e na Arábia ele disse ter estado. Em todos os lugares, ele procurava organizar seus coros, implantar seus ritos, manifestando-se sempre como um deus. Alguém que nascera diretamente da coxa de Zeus. Nem a Ásia lhe foi estranha. Naquele momento, porém, ele estava ali, em frente aos muros da cidade de Tebas, na Grécia. Vinha por um forte motivo: vingar a sua pobre mãe Semele, filha do velho rei Cadmo, caída fazia tempo em desgraça, e ser reconhecido como uma divindade.

reprodução
Dionísio conclamando as bacantes
 Nem suas irmãs, tias de Dionísio - Agave, Autônoe e Inó - , nem o pai, reconheciam que o filho que ela concebera há muito tempo resultara de um encontro carnal dela com o sempre sedutor Zeus. Desprezaram a criança acreditando-a um bastardo qualquer e não o fruto do sêmen do Senhor do Olimpo. Pois lá estava agora Dionísio exigindo celebrações. Se suas pretensões foram inicialmente desprezadas pelas autoridades, as mulheres de Tebas, porém, deram-lhe a melhor acolhida. Aos bandos, as tebanas se juntaram às mênades, as bacantes, seguindo-as para o alto do Monte Citéron para entregarem-se livre e doidamente às lascivas daquele estranho deus de chifres, coroado por uma hera e uma parra de videira, presas a sua testa de chifres, por onde revolviam-se serpentes.


As bacantes


reprodução
As bacantes empunhando o tirso
As bacantes formavam o corpo de seguidoras de Dionísio, deslocando-se para onde ele fosse. Vestidas com roupas de linho, tendo sobre os ombros peles de corças pintalgadas e a cintura cingida por uma serpente, traziam sempre junto de si o tirso - insígnia das adoradoras de Baco. Tratava-se de um cajado com uma haste ornada com hera coberta com folhas de parra e cachos de uvas, que, além de as auxiliar nas caminhadas, era possuidor de recursos mágicos. Elas, acompanhadas ainda por sátiros e faunos, embalados pelos sons dos tamborins dos coribantes, formavam uma espécie de trupe que acompanhava o deus do vinho nas suas aventuras,

reprodução (escultura de Praxíteles)
Um sátiro




a testemunha apavorada

Vindo acalorado das cercanias de Tebas, chegou ao Palácio do jovem rei Penteu um mensageiro para narrar o que ele mesmo presenciara nas suas andanças pelo monte Citéron, a elevação maior próxima a Tebas. Penteu, de fato, era primo-irmão de Dionísio e alinhava-se com os partidários que negavam a ele qualquer vestígio de divindade, acusando-o de nada mais ser do que um bastardo condenado pela deusa Hera, a esposa de Zeus, a vagar sem destino pelo mundo, arrumando encrenca por onde passava. Pois agora o mensageiro vinha contar ao rei que até sua mãe, a rainha Agave com suas duas tias, estava acampada lá no alto com as bacantes. Algumas delas, as mais jovens, depois de despertarem, disse ele, simplesmente amamentavam animais, além de corças, até uns lobinhos sugavam o seio opulento de uma ou outra bacante. Batendo com os cajados no chão, elas faziam saltar fontes de água pura e, querendo leite fresco, bastava esfregarem os dedos sobre o solo para que ele brotasse dali em abundância. Segundo o mensageiro alarmado, uns pastores que subiram na montanha as viram e, acoitando-se por detrás de umas sebes e arbustos, tentaram, liderados por um mais afoito e corajoso, resgatar a rainha-mãe de um dos coros organizados pelas mênades, pensando assim poder agradar ao rei. Foi um desastre. Tomadas por uma fúria divina, empunhando os tirsos, centenas delas saíram em disparada atrás deles. Não só seguiram os intrometidos sopé abaixo, como invadiram um par de aldeias, não sem antes estraçalhar bois e vacas que encontraram pelo caminho, lançando-se a esvicerar novilhas com as mãos. Um horror! Os ferros e lanças que os habitantes jogaram contra elas revelaram-se inúteis. Elas realizavam prodígios que as deixavam imunes aos assaltos humanos, enquanto uma simples sacudida do tirso por elas empunhado abriam chagas nos demais.

reprodução
O cortejo de Dionísio


A prisão de Dionísio

Enquanto Dionísio conseguia a adesão do cego Tirésias e do próprio velho rei Cadmo, o avô de Penteu, então retirado do trono, este determinou que os guardas trouxessem de imediato o estrangeiro encadeado. O rei de Tebas alegou que não poderia permitir o seguimento da desordem açulada pela presença de Dionísio. O comportamento despudorado das bacantes, disse ele, envergonhava Tebas frente à Grécia inteira. O deus da vindima, levado preso diante dele, fez mofa do rei. Disse-lhe que, por ele ser filho de Zeus, nenhum cárcere poderia detê-lo. Deu-se, ali na sala do trono, o clássico enfrentamento entre o profeta e a autoridade, mantendo eles um diálogo tenso que lembra o que Jesus travou com Pilatos no adro. Mesmo assim, Penteu ordenou que o levassem amarrado para a cavalariça. Não demorou para que Dionísio invocasse as bacantes e as poderosas força ctônicas que ele dizia também comandar. Um pavoroso terremoto então sacudiu Tebas, pondo abaixo o Palácio de Penteu e libertando de imediato Dionísio das suas algemas. Penteu enfurece-se. Quer que os guardas façam uma expedição ao monte Citéron para reprimir as bacantes, responsáveis, segundo ele, pela calamidade que atingiu a pólis. Dionísio reaparecendo a sua frente, trata de dissuadi-lo. Que parasse de o ameaçar com armas, a ele e suas seguidoras, e que fosse ele mesmo verificar lá no monte que as liturgias bacantes nada tinham de mais.

reprodução
Cenas com as bacantes



A vingança de Dionísio


reprodução
Dionísio celebrante
Penteu, mordido pela curiosidade, aceita. Dionísio, entretanto, impõe-lhe uma condição. Para ele não ser molestado pelas mênades era preciso ocultar-se num disfarce. Penteu deveria parecer ser uma mulher. Com uma peruca e uma mitra à cabeça, tendo lançado sobre si um manto de pele de corça sobre um vestido de linho pregado que lhe chegava aos pés, Penteu partiu para o monte Citéron. Ao sair do palácio semidestruído, o rei já estava bastante alcoolizado, vendo tudo em dobro. O que o deus da vindima lhe preparara era uma armadilha. O coro, por sua vez, se indigna pelo rei querer ir espionar as bacantes e aprova o que Dionísio lhe prepara. Ao chegar nas alturas, ele trata de prender Penteu nos cimos de um pinheiro para que todas as suas seguidores o vissem. Chovem pedras e lanças sobre o rei, preso na copa da árvore. É Agave, a própria mãe dele, quem, cega pelas essências báquicas e drogas outras ingeridas, sugere que o pinheiro seja abatido para poderem punir o espia. Ela não reconhece atrás dos trajes femininos o seu filho. Quando Penteu, por fim, desaba no chão, as mênades, comandadas por sua mães e por suas duas tias, o estraçalham aos gritos, vendo nele um jovem leão em desgraça.


A desolação da casa de Cadmo


reprodução
Dionísio em bronze
Agave, ainda sob o efeito dos eflúvios báquicos, retornou a Tebas para exibir a cabeça do filho como troféu. Não deu-se conta de quem ela abatera. Exige, reclama a presença de Penteu para que ele exponha no alto das muralhas de Tebas a cabeça do leão que as mênades, suas companheiras, haviam caçado e abatido. É neste momento que o velho rei Cadmo também volta para a cidade e depara-se com aquele quadro desolador. Sua filha Agave, insana, têm a cabeça decepada do filho no próprio colo. Os restos mortais do neto, uma massa desconjuntada de ossos e carnes, ele mesmo trazia numa maca. O velho vê-se então perdido. O término da sua estirpe com a morte do último dos seus descendentes decreta também o seu fim. Ele e a filha, momentaneamente recuperada, tem consciência de que terão que exilar-se. A Casa de Cadmo, fundadora de Tebas, chegara ao fim porque Dionísio, deus sem compaixão, não perdoara os maus-tratos, as humilhações e os ultrajes sofridos nas mãos de Penteu. Além da teimosa arrogância dele em negar-lhe homenagens. Por conseguinte, estende a maldição ao velho rei Cadmo e aos seus, determinando que eles "deixarão a cidade para apagar a nódoa vinda do crime. Eles não poderão permanecer na pátria!" Cadmo irá se transformar num dragão, Harmonia, sua esposa, numa serpente, ambos condenados a vagar puxando um carro de bois por longínquas terras bárbaras, enquanto Agave vagaria ao deus-dará. Na sua admoestação final disse Dionísio:

"Se houvésseis, vós, tebanos, sabido guardar
Em vossos corações a útil sapiência (mas não quisestes)
Gozaríeis certamente a aliança e a felicidade báquica!"


reprodução
A procissão das bacantes

Para contentar esse Deus estrangeiro - que, em meio à desgraça da família de Cadmo, trouxera para as festas gregas um tão saboroso licor como o vinho - é que os gregos resolveram homenageá-lo anualmente com as festas bacantes das quais, mais tarde, nasceria o teatro, sobre o qual ele reinou supremo.


O SITE RECOMENDA


reprodução
Eurípides - Ifigênia em Áulis; as Fenícias; as Bacantes, Jorge Zahar Editores, RJ. 1993, trad. de Mário da Gama Kury


atuando igualmente como chamariz na conversão de outras mulheres por onde a procissão passava, atraindo-as para a vida lasciva. Evidentemente que o comportamento livre e desregrado delas causava apreensão, senão pânico, nos lugarejos e cidades onde o cortejo báquico passava. Eram mulheres possuídas, como se estivessem dopadas, em transe permanente, que, quando assaltadas por um furor qualquer, não conheciam limites ao descarregar a sua cólera. Por isso mesmo, obrigavam-se a procurar refúgio no alto das montanhas, onde podiam exercer sua estranha liturgia sem a presença de olhares de censura ou reprovação.
 | 

Nenhum comentário: